Bem-vindos


a este vosso novo Blog, tratem-no bem ou mal conforme merecer, mas por favor reajam, participem. Iniciá-lo-emos com a publicação de excertos de um manuscrito original já publicado na Zéfiro editora:

MEMÓRIAS DE UM PSICANALISTA
José Carlos DIAS CORDEIRO


Deixe-me dizer-lhe o que alguém me confidenciou:

... eu tenho tudo na vida mas falta-me a alegria e a paixão de viver.


que pedras terei de mover no tabuleiro do meu dia-a-dia para conseguir surpreender-me de novo, reconciliar-me comigo, com os outros e viver?


Esta é uma questão que o leitor aprenderá a responder. E fá-lo-á com a ajuda de um jovem fascinado pela vida e de seu avô, um psicanalista interessado em escutar palavras, silêncios, dúvidas que todos temos.

Este livro vive de duas experiências:

  • as memórias de um psicanalista

  • a volúpia, única, de pessoas como você conseguirem resgatar-se do fundo de si mesmas e renascerem para a VIDA.

03 setembro 2009

39. Believing e belonging



"Concerto n1 para violino" de Max Bruch (Gil Shaham)

- De todo, avô. E se eu não perceber bem tu explicas-me, ou não?

- Claro. Então ficas a saber que para o Criacionismo, tudo – o Mundo, as pessoas, a Natureza – terá resultado de um acto do Criador, num dado momento, um deus, Ele próprio o alfa e o ómega, isto é, o princípio e o fim de tudo.

Pelo contrário, para o Evolucionismo desde Darwin tudo
resultaria de uma evolução das espécies e da selecção natural, desde as formas mais elementares de vida. A base da vida resultaria do agrupamento de partículas, átomos, moléculas, em células e tecidos. Isto num processo de evolução da matéria orgânica, com multiplicação das células, dos tecidos, dos organismos e com evolução qualitativa,
desde a célula indiferenciada às mais diferenciadas, como por exemplo, as células nervosas.

O Evolucionismo baseia-se na evolução biológica de matéria orgânica a partir do jogo recíproco, interacção ou feedback (retro-alimentação) entre matéria viva, como as células, os tecidos e o meio físico, químico e inorgânico circundante.

É natural que estes debates entre os Criacionistas e os
Evolucionistas sejam difíceis de compreender. Chegou-se mesmo a proibir o ensino do Criacionismo em Ciência nalgumas universidades, como por exemplo nos Estados Unidos, já que o Criacionismo apela para a metafísica, a qual por definição está para além da capacidade de compreensão humana, enquanto que o Evolucionismo nega a Metafísica em Ciência e reclama-se defensor apenas do método científico acessível à compreensão da inteligência.
Ora, o Criacionismo e o Evolucionismo correspondem a concepções que não podem comparar-se por serem de natureza diferente: a primeira, metafísica, baseada na fé, a segunda, científica, baseada no raciocínio. E para solucionar esta questão, têm surgido tentativas de conciliação entre as duas, como é o caso do Evolucionismo-teísta, um Evolucionismo que contém e aceita Deus. E é a altura de voltarmos aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário