Bem-vindos


a este vosso novo Blog, tratem-no bem ou mal conforme merecer, mas por favor reajam, participem. Iniciá-lo-emos com a publicação de excertos de um manuscrito original já publicado na Zéfiro editora:

MEMÓRIAS DE UM PSICANALISTA
José Carlos DIAS CORDEIRO


Deixe-me dizer-lhe o que alguém me confidenciou:

... eu tenho tudo na vida mas falta-me a alegria e a paixão de viver.


que pedras terei de mover no tabuleiro do meu dia-a-dia para conseguir surpreender-me de novo, reconciliar-me comigo, com os outros e viver?


Esta é uma questão que o leitor aprenderá a responder. E fá-lo-á com a ajuda de um jovem fascinado pela vida e de seu avô, um psicanalista interessado em escutar palavras, silêncios, dúvidas que todos temos.

Este livro vive de duas experiências:

  • as memórias de um psicanalista

  • a volúpia, única, de pessoas como você conseguirem resgatar-se do fundo de si mesmas e renascerem para a VIDA.

24 setembro 2009

46. Magia do espaço de ilusão mãe-bebé-pai



"Adeste Fidelis", Autor do Rei D. João IV de Portugal (Il Divo)

- ...já devorei as folhas que me deixaste, avô, e não sei se percebi tudo.


- Se percebeste ou não o que quis dizer não é o essencial. O importante são as ideias, as dúvidas, tudo o que te vem à cabeça a partir do que suscita em ti o que eu disse ou não disse. Tudo o que cresce em ti ao ler-me, por que essa é a vibração criativa da tua sensibilidade e da tua inteligência.


- Isso é tudo muito bonito mas estarás de acordo, avô, que é um pouco confuso...


- O recém-nascido contém toda uma série de potencialidades e competências por desenvolver, jamais falará se não falarmos com ela, apesar de ter no seu código genético, potencialmente, a capacidade de amar e de falar. Tu próprio, já não te lembras, mas foi assim que nasceste para a vida.


- Só não percebo muito bem por que sou tão diferente do João e da Rita. Apesar de termos os três os mesmos pais e avós.


- Deixa-me dar-te um exemplo que tu conheces. Sempre gostaste muito da música de Natal Adeste Fidelis, que tu conheces bem, do nosso rei D. João IV. Aqui está um bom exemplo de um programa que está escrito na partitura, com as notas todas marcadas, mas de cada vez que tu a ouves é um Adeste Fidelis diferente, por que diferente é a sonoridade e a sensibilidade sempre que novos músicos lhe dão vida.

Uma partitura musical pode ser muito bela, como a voz do soprano e a sua capacidade técnica também, mas a alquimia dos sons sublimes só será consumada, como no amor, pelo desejo das pessoas. É o afecto que dá sentido a tudo.

E agora já podes contar a história do Adeste Fidelis aos teus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário