Bem-vindos


a este vosso novo Blog, tratem-no bem ou mal conforme merecer, mas por favor reajam, participem. Iniciá-lo-emos com a publicação de excertos de um manuscrito original já publicado na Zéfiro editora:

MEMÓRIAS DE UM PSICANALISTA
José Carlos DIAS CORDEIRO


Deixe-me dizer-lhe o que alguém me confidenciou:

... eu tenho tudo na vida mas falta-me a alegria e a paixão de viver.


que pedras terei de mover no tabuleiro do meu dia-a-dia para conseguir surpreender-me de novo, reconciliar-me comigo, com os outros e viver?


Esta é uma questão que o leitor aprenderá a responder. E fá-lo-á com a ajuda de um jovem fascinado pela vida e de seu avô, um psicanalista interessado em escutar palavras, silêncios, dúvidas que todos temos.

Este livro vive de duas experiências:

  • as memórias de um psicanalista

  • a volúpia, única, de pessoas como você conseguirem resgatar-se do fundo de si mesmas e renascerem para a VIDA.

06 julho 2009

15. Empurrar a esfera sagrada da vida


"Sonata nº8, Pathetique 2º Mov., de Beethovan

Desde que nasceu aprendeu a levantar-se, caminhar. Nunca cessou de escalar a montanha da vida, empurrando com as mãos, como Sísifo, a esfera sagrada da sua existência. Está prometida a existir em liberdade, a dar vida à energia programada nos seus genes. Existência ímpar e só sua, escrita dia-a-dia na volúpia da sua liberdade. Cumprindo laboriosamente, em paz e harmonia, a essência do seu ser. E, de cada vez que a sua existência lhe escape das mãos e role até ao sopé da montanha, recomeçar, infatigavelmente, a empurrá-la para cima. E fá-lo-á tantas vezes quantas for preciso. E, até ao último dos seus dias, nada, mas absolutamente nada, estará definitivamente escrito. Tem o espaço de liberdade de se reconciliar, ou não, consigo, com os outros, com a vida. Juntando-se a todos quantos pelo seu amor vão dando mais, cada vez mais sentido aos seus dias. Mas não é só no sonho que os insondáveis desígnios e mistérios de cada ser se escrevem, dia-a-dia. É também, e sobretudo, no chão que seus pés pisam. Em dias de sol ou tempestade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário