Bem-vindos


a este vosso novo Blog, tratem-no bem ou mal conforme merecer, mas por favor reajam, participem. Iniciá-lo-emos com a publicação de excertos de um manuscrito original já publicado na Zéfiro editora:

MEMÓRIAS DE UM PSICANALISTA
José Carlos DIAS CORDEIRO


Deixe-me dizer-lhe o que alguém me confidenciou:

... eu tenho tudo na vida mas falta-me a alegria e a paixão de viver.


que pedras terei de mover no tabuleiro do meu dia-a-dia para conseguir surpreender-me de novo, reconciliar-me comigo, com os outros e viver?


Esta é uma questão que o leitor aprenderá a responder. E fá-lo-á com a ajuda de um jovem fascinado pela vida e de seu avô, um psicanalista interessado em escutar palavras, silêncios, dúvidas que todos temos.

Este livro vive de duas experiências:

  • as memórias de um psicanalista

  • a volúpia, única, de pessoas como você conseguirem resgatar-se do fundo de si mesmas e renascerem para a VIDA.

13 agosto 2009

31. Com um rebuçado é mais fácil


"A bela adormecida" de Tcaikovsky

Se punirmos uma criança de cada vez que ela prevarica ou tem más notas, estamos a reforçar negativamente o comportamento negativo. Se valorizarmos o sentido de dignidade e de orgulho pessoal, de auto-estima, premiando a criança sempre que tem boas notas ou se porta bem, estamos, pelo contrário, a reforçar positivamente um comportamento positivo. O reforço negativo acaba por transformar a criança num masoquista e, pior do que isso, a prazo, num sado-masoquista. Quando se castiga uma criança, é essencial que ela perceba claramente a razão porque foi castigada, o que nem sempre acontece. Muitas vezes a criança acaba por apanhar por tabela os conflitos na família, na escola. É evidente que a criança não gosta de ser castigada e muito menos se não compreender a razão, e irá reagir à violência com violência, embrulhando-se numa situação de que

quanto mais punida é, mais revoltada fica, e quanto mais revoltada e agressiva se torna, mais punida é, num ciclo infernal, sem solução fácil. E da mesma maneira que a violência gera violência, a tolerância gera tolerância e amor.

Um comentário: