Concerto para violino de Beethovan, andamento 1
- Talvez aches estranho dizer-te que apesar de sabermos cada vez mais sobre a origem da vida e da morte, isso ajuda-nos muito pouco a apreender o sentido da vida, de onde vimos, para onde vamos, quer sejamos crentes ou ateus. As pessoas precisam de sentir o chão que seus pés pisam, sejam panteístas, para quem tudo é Deus, sejam ateus, ou agnósticos. A Um Deus Desconhecido de John Steinbeck e A Oratória Carmina Burana de Carl Orff são dois exemplos de arte profana, não sagrada, que celebram o Além, o que quer que Este seja. E foi preciso chegar ao Cristianismo para clarificar a diferença entre o Bem e o Mal, entre Deus e o demónio. Deves achar esta Metafísica toda um bocado confusa, mas como a palavra indica, a Metafísica está para além da compreensão do mundo físico pela mente humana.
- Só que no meio disto tudo fico sem saber se é possível ou não provarmos que Deus existe avô?
- Aí está uma questão que divide crentes e racionalistas.
- Queres dizer que para o crente, Deus é tão natural como toda a Natureza, como uma espécie de membro nato de tudo quanto existe?
- Podemos de facto colocar a questão dessa maneira, de Deus ser um dado imediato do conhecimento por existir desde o início de tudo e ser o que a tudo dá sentido. Dito desta maneira, não seria preciso demonstrar a sua existência porque Deus se confunde com o Universo e estaria na origem dele.
- Só que no meio disto tudo fico sem saber se é possível ou não provarmos que Deus existe avô?
- Aí está uma questão que divide crentes e racionalistas.
- Queres dizer que para o crente, Deus é tão natural como toda a Natureza, como uma espécie de membro nato de tudo quanto existe?
- Podemos de facto colocar a questão dessa maneira, de Deus ser um dado imediato do conhecimento por existir desde o início de tudo e ser o que a tudo dá sentido. Dito desta maneira, não seria preciso demonstrar a sua existência porque Deus se confunde com o Universo e estaria na origem dele.
- Se assim é, está tudo resolvido, Deus existe porque existe.
- Então o que fizeste da tua Dialéctica, da análise sistemática entre as duas faces da mesma moeda? Repara que, afirmar que Deus é um dado imediato do conhecimento é para eles, dizer que a crença em Deus é uma adesão imediata da pessoa, um estado de graça, a Fé, não é um acto de inteligência demonstrável. Quando muito poderia querer dizer que Deus é a inteligência e a inteligência é Deus, mas os Teólogos insistem que Deus está presente em tudo, mas está para além do que existe. Esta é a doutrina da Igreja Católica mas, curiosamente, não é a atitude de todos os católicos. Para alguns, a ideia que acreditar em Deus não é um acto de inteligência mas de fé, retirar-Lhe-ia a suprema e total perfeição. - Tenho impressão que só agora é que eu percebi a Divina Comédia (1874) de Antero de Quental: ...Deuses, por que nos criastes? Homens, por que nos criastes? Será que Antero chama Divina Comédia à necessidade de alguns católicos serem mais papistas que o Papa, desejarem um Deus ainda mais absoluto e perfeito do que Aquele que tudo teria criado?
- Já agora, queres saber o que discutem Criacionistas e Evolucionistas? - Claro, avô.
- Falaremos disso um destes dias.
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